Conheça os itens básicos para um aquário de água doce

Antes de mais nada, é importante ressaltar que, assim como acontece com qualquer animal de estimação, ao resolver criar peixes você está assumindo a responsabilidade por um ser vivo que requer cuidados. Dar a ele uma qualidade de vida digna, proporcionando um local onde o animal possa crescer e até mesmo procriar é imprescindível, pois estamos retirando-o de seu habitat natural. Para isso, a menos que haja descuido do próprio aquarista, um aquário bem montando e estabilizado dificilmente trará problemas. Para se obter sucesso desde a primeira montagem, vamos falar resumidamente sobre cuidados básicos para iniciantes e equipamentos necessários em um aquário de água doce.

aquario

Filtro

É o filtro que realiza a filtragem mecânica, química e biológica do aquário, sendo o equipamento mais importante do aquário. A escolha tem que ser feita de forma cautelosa, dando-se preferência àqueles em que caibam uma boa quantidade de materiais filtrantes. A recomendação é que o volume de água do aquário seja, no mínimo, cinco vezes inferior à circulação do filtro. É muito importante que nunca se desligue o filtro. A colônia de bactérias, que só consegue sobreviver por algumas horas sem oxigênio, pode acabar fragilizada e até morrer pela falta de oxigenação. Outro lembrete é nunca deixar o filtro ligado sem água no aquário, pois ele irá superaquecer e acabar queimando.

Aquecedor com termostato

Em regiões onde a temperatura costuma cair bastante, principalmente à noite, esse equipamento é indispensável. Sua função é manter a temperatura da água constante. Por exemplo, se a temperatura da água cair para 24º, sendo que você regulou ele em 25º, e ele aciona sozinho e faz a água voltar para os 25º. A necessidade do uso deste equipamento se dá porque mudanças muito bruscas de temperatura são prejudiciais aos peixes. Mesmo assim, em caso de uma possível “pane” do termostato, é recomendado ter um termômetro para acompanhar a temperatura. A temperatura ideal varia de espécie para espécia de peixe, por isso é melhor pesquisar as condições ideais para o seu, mas o recomendado é que fique entre 23º a 27ºC. Siga a formula de 1Watt/litro na hora de escolher seu aquecedor. Por exemplo, para um aquecedor de 80W, o aquário deve ter 80L, ou próximo disso.

Iluminação

O tipo de iluminação varia muito de acordo com o tipo de aquário. Devido aos cuidados que se deve ter com as plantas, um plantado, por exemplo, requer uma iluminação maior que um aquário somente de peixes. É recomendado 1 Watt/litro a grosso modo. A iluminação não será um grande problema para a grande maioria dos iniciantes no hobby, já que estes aderem às plantas de plástico em seu primeiro aquário. Os peixes ficam estressados com a iluminação forte, que aeg prejudicando também seu brilho e cor. De 10 a 12 horas diárias é um período suficiente durante o qual a iluminação deve estar ligada. Mantenha horários fixos para ligar e desligar a luz, como, por exemplo, ligar às 7h e desligar às 19h. É importante que essa rotina seja mantida para os peixes terem uma noção de dia e noite e regularem seu ciclo de sono e vigília.

iluminacao_aquario

Decoração

Muitas pedras/rochas têm o poder de alterar o pH da água, portanto, deve-se ter cuidado ao adquirir a decoração do aquário. Prefira as pedras neutras. As pedras têm a função de alcalinizar a água, não de acidificar. São os troncos que provocam esse efeito, e eles também fazem parte da decoração e exigem um olhar mais atento na hora da escolha. Mesmo os que são considerados “ideais” acabam soltando substâncias tóxicas na água.

A não ser que você pretenda manter ciclídeos africanos, que requerem um pH muito elevado, as conchas do mar também devem ser descartadas pois aumentam muito o pH. Procure também fazer tocas ou esconderijos para os peixes quando colocar a decoração. Tocas são excelentes para peixes com hábitos noturnos e de grande serventia para quando os peixes estiverem estressados.

aquarios

Todos esses itens básicos são de extrema importância para montar um aquário de água doce de maneira apropriada. Quer montar o seu aquário ou fazer a manutenção de algum que você já possui? Visite a seção de Artesanato & Petshop do Mercado do Rio Vermelho e encontre tudo o que precisa para os seus peixinhos!