Práticas e lindas: decore com plantas suculentas

Apesar de parecer se tratar de um adjetivo atribuído a uma comida gostosa, suculenta é um tipo de planta que tem as folhas “gordinhas” pelo fato de acumular mais água nessas partes. As suculentas são mais resistentes justamente por isso, a água retida é essencial à sobrevivência da planta em lugares hostis, pois quando falta água, elas recorrem a essa reserva nas folhas. Não por acaso, seu habitat natural são os locais de clima mais árido.

Elas já são uma tendência na decoração e há algum tempo vêm deixando a casa de muita gente mais verde e alegre, instaladas em vasos, aquários e até em objetos inusitados como potes de compotas ou rolhas de vinho. Seja utilizando apenas uma espécie de suculenta ou várias delas, a cada dia surgem mais ideias criativas de decoração com essas plantinhas que você pode encontrar na seção de Floricultura & Serviços do Mercado do Rio Vermelho. Veja neste post seis maneiras de usar as suculentas na decoração da sua casa, escritório ou até mesmo da sua festa.

Seis formas de utilizar suculentas na decoração

Terrários

São locais em que um habitat em miniatura é recriado para exposição, geralmente em vasos de vidro. Os terrários podem possuir tampas ou ser abertos, mas lembre-se de que, em média a cada 15 dias, o solo precisará ser regado. Para impedir que a terra espirre no vidro quando a planta for regada, use pedrinhas decorativas por cima da terra, que também dão um charme a mais.

plantas_terrários

Gaiolas

Quando cultivadas dentro de gaiolas, as suculentas podem dar um toque vintage à sua decoração. Experimente usar várias gaiolas penduradas, cheias de suculentas, para criar uma composição; o resultado é adorável. As gaiolas também podem ser apoiadas em móveis como banquinhos ou cadeiras charmosas.

plantas_gaiolas

Vasinhos

Por serem simples e práticos, os vasinhos são uma ótima opção para compor a decoração da sua casa. E não precisa gastar uma fortuna em vasos caríssimos para acomodar as suculentas. Você pode usar aqueles feitos de cerâmica mesmo, e enfeitá-los de acordo com o seu gosto, dando uma cara mais personalizada ainda à sua decoração.

plantas_vasinhos

Quadros vivos

Um quadro vivo é o mesmo que um painel verde vertical em menor escala. Por ser em tamanho menor, seu trabalho para cuidar dele também será menor. E sendo de suculentas, mais fácil ainda. Os quadros ficarão mais bonitos com uma maior variedade dessas plantas.

Arranjos de mesa

Para enfeitar sua mesa de jantar ou de festa com suculentas, monte uma pequena selva num centro de mesa ou em qualquer recipiente mais aberto. Certifique-se de que o local é bem iluminado, assim o arranjo durará por mais tempo na mesa; caso contrário, é importante expor periodicamente o arranjo a um banho de sol por algumas horas, e só depois devolvê-lo à mesa.

Objetos reaproveitados

Como as suculentas conseguem se desenvolver bem em locais difíceis, xícaras, conchas, garrafas e até rolhas são boas opções para colocar as plantinhas e enfeitar o ambiente. Vale lembrar apenas que em locais de volume muito restrito, como as rolhas, elas não crescerão muito. Mas se forem bem cuidadas, tenha certeza que durarão por bastante tempo.

Com todas essas dicas simples, não vai ser nenhum bicho de sete cabeças decorar sua casa com as práticas e lindas plantas suculentas. Venha escolher suas plantinhas, vasos e adereços no Mercado do Rio Vermelho.