Festas juninas: a cara do Nordeste!

Segundo a História, os festejos juninos surgiram na época pré-gregoriana. Em comemoração à fartura das colheitas e agradecimento à fertilidade da terra, era realizada uma grande festa pagã no solstício de verão, no dia 24 de junho. Essa comemoração chegou ao nosso país através da colonização dos portugueses, e aos poucos a festa foi sendo difundida por todo o Brasil. Hoje, por manter culto de veneração a três santos – São João, Santo Antônio e São Pedro –, as festas juninas são datas importantíssimas do calendário católico, além de serem características da Região Nordeste do país.

Comida, bebida, música e dança

A base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas é o milho, pois essa é a época do ano em que ele é colhido. Alguns dos deliciosos pratos típicos que não podem faltar nessas comemorações são o milho cozido, o caldo de milho, o bolo de milho, a pamonha, a pipoca, o curau, a canjica e o amendoim cozido. Contudo, a culinária da festa é composta por muitos outros alimentos além destes, como o famoso quentão, feito com gengibre, canela e pinga; o pinhão cozido, uma castanha característica do sul; o pé-de-moleque, feito com rapadura e amendoim torrado; e a paçoquinha, feita de amendoim torrado, farinha de mandioca e açúcar.

sao_joao2

A festa junina apresenta um caráter peculiar, moldando-se à cultura da região onde é realizada. A formação dos grupos festeiros é forte no Nordeste. Nas cidadezinhas do interior, uma grande quantidade de comidas e bebidas é preparada nas casas, e os moradores recebem os vizinhos para comerem juntos. Todos visitam todos, e a festa continua com muito forró e outros ritmos nordestinos tocados e dançados na ruas. Na região Sudeste, as quermesses são tradição. Igrejas, colégios, sindicatos e empresas são os principais responsáveis pela realização dessas festas populares. A dança da quadrilha, jogos e barraquinhas com comidas típica são elementos presentes durante toda a quermesse, que animam os visitantes.

sao_joao_1

No Mercado do Rio Vermelho, seção de Empório Bazar & Gourmet, você encontra comidas típicas prontinhas para levar para casa. Já quem prefere preparar em casa as receitas dos deliciosos quitutes juninos sabe que os ingredientes de qualidade fazem toda a diferença, e isso o Mercado também oferece, na seção de Açougue, Peixaria & Produtos Típicos. De um jeito ou de outro, a mesa da sua festa pode ser inteiramente montada aqui. Vem!

Saiba mais sobre o São João do Mercado aqui.