Os significados das flores na hora de presentear

Por diferentes razões e em ocasiões variadas, temos o costume de presentear com flores de diversas espécies. Independente das particularidades, o propósito é sempre o mesmo: expressar com beleza e delicadeza aquilo que não pode simplesmente ser dito.

O Dia dos Namorados está quase aí, e as flores são presentes que nunca saem de moda na hora de demonstrar de um jeito todo especial o quanto a pessoa amada é importante para você. É claro que procurar saber quais as flores preferidas da pessoa especial é a melhor maneira para garantir que não vai ter erro, mas para te ajudar a escolher, fizemos um levantamento das melhores flores para presentear, resgatando seus significados de tempos antigos.

Rosa

Se tem uma espécie de flor que se perpetuou como símbolo do amor, essa espécie é a rosa. Desde o passado, convencionou-se que quanto mais escura a cor da rosa, mais profundo o sentimento. Assim, para se demonstrar um amor muito grande, a rosa carmim era a ideal. A quantidade de rosas ofertada também carrega significado: o amor é demonstrado por uma única rosa vermelha; um compromisso, por duas; gratidão, uma dúzia; por fim, o mais extravagante de todos os buquês, o que expressa amor incondicional, é composto por 50 rosas vermelhas.

rosa

Tulipa

No Dia dos Namorados, talvez a única flor que consiga rivalizar com a rosa vermelha seja a tulipa. Presentear com tulipas vermelhas significa paixão, segundo antigos costumes orientais.

tulipa

Cravo

Casais segurando cravos sempre foram retratados em pinturas renascentistas, pois essa flor sempre foi associada ao amor e ao casamento. Os cravos cor-de-rosa significam que quem as recebe é inesquecível; um coração que arde em paixão é representados pelos cravos vermelhos; para dizer o quanto alguém é doce e adorável, dê cravos brancos.

cravo

Orquídea

Virilidade e fertilidade eram representadas pelas orquídeas, um costume dos antigos gregos. Mas riqueza, exclusividade, bom gosto e refinamento era tudo o que elas simbolizavam para os ingleses. Já a orquídea samurai, uma flor rara e exótica do Japão feudal, representava bravura e coragem.

orquidea

Lírio

Os lírios se tornaram símbolo da fertilidade na Idade Média, quando os passaram a ser associados à Virgem Maria. Para dizer a uma mulher que ela é superior a todas as demais, nada melhor que presenteá-la com um lírio.

lírio

Calla (copo-de-leite)

Popularmente conhecida como copo-de-leite, a calla é chamada assim quando branca. Seu nome verdadeiro só é mais conhecido quando se fala das variedades coloridas dessa espécie. O nome significa “beleza” e vem do grego. A fé, a pureza e a santidade são virtudes simbolizadas pelas callas brancas. Denotando devoção e felicidade conjugal, é uma flor com presença constante na decoração de cerimônias de casamento. Admiração e apreciação são simbolizadas pelas callas cor-de-rosa, enquanto a paixão é expressa pelas flores de cor púrpura. Já a elegância e o mistério são simbolizadas pelas callas negras.

calla

Essas e muitas outras espécies de flores você encontra na seção de Floricultura & Serviços do Mercado do Rio Vermelho. Neste Dia dos Namorados, envie um buquê e surpreenda a pessoa que você ama em casa ou no trabalho dela, ou escolha flores para levar àquele encontro todo especial.