Por que tomar suco detox?

Com a função de potencializar a eliminação de toxinas que sobrecarregam o nosso organismo, o suco “detox” (uma espécie de abreviatura para “desintoxicante”) é uma bebida rica em componentes que favorecem a limpeza hepática. O processo de emagrecimento e de diurese é promovido por essa limpeza do fígado, além da melhora de outros sintomas. Graças à clorofila — presente em alimentos verde-escuros, como couve, salsinha, hortelã, salsão — ser o maior elemento facilitador dessa limpeza, o suco detox também é chamado de “suco verde”. No entanto, outras opções de ingredientes que também possuem a capacidade de limpar o fígado podem compor o suco detox, como o chá de dente-de-leão, chá verde e grãos germinados, por exemplo.

Benefícios do suco detox

Entre os benefícios da ingestão frequente do suco detox estão a melhora dos sintomas da TPM, do mau funcionamento intestinal, da indigestão, do mau humor e da enxaqueca, além de redução de peso e de medidas corporais, melhora do sono, diminuição do cansaço e aumento da concentração, entre outros. A recomendação é que, se possível, o suco detox seja ingerido diariamente. Para facilitar a absorção dos seus nutrientes, a melhor forma de tomá-lo é quando se está em jejum. Contudo, a ingestão do suco detox deve ser associada a uma dieta balanceada, para que seus benefícios sejam aproveitados. Atenção para não confundir com “dieta detox”, pois esse tipo de dieta consiste somente na ingestão de líquidos, o que, além de ser muito restritiva, não é nada saudável, pois somente os sucos não contêm os nutrientes necessários para sustentar um organismo.

beneficios_suco_detox

Receita

Como dito mais acima, o suco detox pode ser feito com diversos ingredientes, frescos de preferência, o que o torna muito mais fácil de adaptá-lo à alimentação e rotina de cada um. As receitas variam, há aquelas que combinam frutas, folhas e sementes que todo mundo tem em casa e outras que incluem ingredientes mais difíceis de encontrar, mas fato é que sempre existe aquela receita de suco detox que você pode fazer tranquilamente. Para te mostrar como é fácil, selecionamos uma receita de suco detox à base de couve, folha que, além de ajudar na eliminação de gordura, é uma aliada no combate a inflamações, tem poder cicatrizante e ainda favorece o processo de fixação de cálcio nos ossos, ajudando assim a prevenir a osteoporose. Esta receita inclui gengibre, uma especiaria de efeito diurético e termogênico (acelera o metabolismo), excelente para quem deseja queimar calorias.

receita_suco_detox

Viu só como é fácil? Agora não tem mais desculpa para não fazer uma desintoxicaçãozinha de vez em quando. Tudo o que você precisa para preparar esta e outras receitas de sucos detox — inclusive as que exigem ingredientes menos comuns — você encontra na seção de Hortifruti no Mercado do Rio Vermelho.