As frutas permitidas e as proibidas para o seu cachorro

Os cães domésticos podem comer frutas, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Mesmo sendo animais de natureza carnívora, uma boa fruta fresca pode fazer parte da alimentação deles de vez em quando. Entretanto, indigestões que afetam a saúde e o bem-estar desses pequenos podem ser ocasionadas pela ingestão de algumas frutas com cascas e sementes.

Além disso, seu pet não pode consumir todo tipo de fruta. O fato de serem alimentos de origem natural não garante que sejam apropriados ao consumo do seu bichinho. Enquanto determinadas frutas podem ser ótimas para o organismo do seu melhor amigo, outras têm efeitos nocivos, e não por causa de suas propriedades, mas devido a particularidades do organismo do pet.

Portanto, é essencial saber quais frutas são indicadas para os cães e quais devem ser mantidas bem longe deles, do contrário você pode até intoxicar seu cachorro sem se dar conta do que está fazendo. Confira a seguir quais são as frutas permitidas e quais as proibidas. Vale lembrar que é sempre importante seguir as recomendações do veterinário em relação à alimentação do seu pet.

Frutas permitidas para cães

Fique sabendo quais são algumas das frutas que PODEM ser consumidas pelo seu cãozinho.

Banana

A banana é rica em potássio, fibras e vitaminas A e C. É excelente para a manutenção do sistema imunológico, mas deve ser servida sempre sem casca e nunca em grandes quantidades, devido ao seu alto teor de açúcar.

Caju

O caju é sempre bem vindo à alimentação do animal, por ser rico em vitamina C e ferro, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. O gosto “travoso” não é bem aceito por alguns cães, mas existem aqueles que adoram. Nunca dê a fruta com a castanha, essa parte deve ser evitada devido ao alto teor de gordura.

Caqui

O caqui possui elementos como fósforo, potássio, cálcio e fibras, além de ser fonte de vitaminas C e E. Por ser bastante doce, deve ser administrado em pouca quantidade.

Maçã

A maçã é uma boa escolha para complementar a nutrição diária do seu cão, pois é rica em vitaminas B, C e E. Mas atenção: mesmo tendo um alto valor nutritivo, ela não deve ser servida com o talo, sementes e núcleo, pois essas partes liberam ácido cianídrico, uma substância tóxica para os cães.

cães_frutas

Frutas proibidas para cães

Conheça abaixo algumas frutas que NÃO PODEM ser consumidas pelo seu cãozinho.

Laranja

Apesar de ser rica em vitamina C e possuir alto valor nutritivo para o cão, a laranja pode fazer muito mal ao seu animal devido à acidez, sobretudo se ele tiver gastrite. Como a maioria das pessoas não sabe se seu cachorro tem ou não algum problema gástrico, a maioria dos veterinários não recomendam que lhes dê a fruta.

Abacaxi

O abacaxi é rico em tiamina, ferro e magnésio, vitamina C e B6, mas não é indicada para o consumo dos cães, pois também pode “atacar” o sistema gastrintestinal do animal, mesmo que algumas pessoas o façam.

Abacate

Mesmo sendo rico em vitaminas A, B1, B2, E e K, o abacate não é uma fruta indicada para dar ao seu pet. Além de causar problemas no sistema gastrintestinal do cão, a fruta possui uma substância chamada persina, que pode provocar distúrbios gastrointestinais.

Uva

Rica em vitaminas do complexo B e em vitamina C, a uva pode parecer inofensiva, mas não deve ser dada aos cães. Lesões renais graves são causadas nos cachorros devido ao consumo da uva, podendo até mesmo levar o animal a óbito.

Agora que você já sabe quais são algumas das frutas permitidas e proibidas para o seu cachorro, redobre a atenção e avise às outras pessoas da casa ou que convivem com o seu pet. Se todo mundo souber, diminui o risco de o seu bichinho acabar comendo uma fruta que não deve. Além disso, a dieta habitual dele deve ser mantida com alimentos de qualidade, e isso você sabe que encontra na seção de Artesanato & Petshop do Mercado do Rio Vermelho.