Crie seu jardim em pequenos espaços

Ter um jardim em casa é sempre uma boa ideia. Existem algumas espécies de plantas que purificam o ar deixando-o mais saudável, além de trazerem beleza ao local, tornando-o, em geral, mais agradável. Porém, quem não tem tanto espaço disponível para fazer um jardim exuberante precisa se limitar a poucas e pequenas plantas, como é o caso de quem mora em apartamentos. Pensou que não era possível? Basta organizar de maneira criativa as plantas e os objetos para conseguir montar um pequeno jardim.

O melhor é que aqui, na seção de Floricultura & Serviços do Mercado do Rio Vermelho, você encontra vasos, estruturas de madeira, sementes, mudas e materiais de jardinagem, tudo para deixar seu pequeno espaço verde incrível. Veja abaixo algumas dicas essenciais para montar um minijardim em seu apartamento:

Jardim Vertical ou Jardim Horizontal

A liberdade de aumentar a quantidade de plantas é conseguida com a adoção dos jardins verticais, que são muito bonitos. Para essa disposição vertical em estruturas montadas na parede (a varanda é uma excelente localização), as plantas não podem ser muito grandes. Os tipos mais indicados são as ervas e os temperos. No caso dos jardins horizontais, os mais tradicionais, é necessário que você elabore mais a decoração, para evitar a aparência de um espaço confuso, com um monte de plantas jogadas. Se sua varanda é um local de muita circulação, opte pelo jardim vertical, para deixar mais espaço livre; caso contrário, o jardim horizontal pode funcionar bem.

Vasos

Você não encontrará amigo melhor e mais eficiente para espaços pequenos do que os vasos. Eles existem em tamanhos, cores e detalhes variados, capazes de agradar todos os gostos, e podem ser facilmente encontrados em boxes da seção de Floricultura & Serviços do Mercado do Rio Vermelho. Os vasos permitem diferentes disposições e trocas de lugar, o que é muito útil em espaços reduzidos.

Quais plantas cultivar

As opções de plantas para você cultivar em seu jardim são as mais diversas. Mas para um ambiente com pouco espaço e recursos limitados, algumas espécies são mais indicadas, pois sobrevivem melhor em lugares com poucas condições de vida. As orquídeas, que precisam que pouca água, são ótimas para pessoas que passam muito tempo fora de casa; A jabuticabeira, que se adaptam melhor em ambientes cobertos, pois não gostam do contato direto com o Sol; E o chifre-de-veado, que também preferem ambientes à meia-sombra, é uma excelente escolha para jardins verticais.

Decoração

Para deixar seu jardim ainda mais bonito, além da beleza natural das plantas e flores, alguns objetos podem fazer parte da decoração. Decks, prateleiras, bancadas e treliças são muito versáteis e permitem diversas criações; As pedras e seixos dão um toque final nos vasos, além de combinarem perfeitamente com o resto do ambiente; Se o objetivo é dar um ar oriental ao jardim, as palhas e fibras são uma excelente escolha, podendo ser usadas para forrar paredes ou sacadas.

Mesmo com todas essas dicas, ter a opinião de um paisagista nunca é demais. Se puder, busque a orientação de um profissional, que irá analisar seu ambiente e ver quais condições climáticas sua varanda ou outro espaço apresentam. Todo material que você precisa poderá ser encontrado facilmente na seção de Floricultura & Serviços do Mercado do Rio Vermelho.