6 tradições mais conhecidas do Ano Novo

Em boa parte do mundo e aqui no Brasil, a festa de Ano Novo já é uma tradição. Mas a comemoração e da passagem e datas específicas diferem de região e cultura. o Réveillon é comemorado no dia 1º de janeiro, tanto no Brasil como na maior parte dos países de tradição ocidental. Além das inúmeras tradições que variam de um país para outro, o mais comum atualmente durante a comemoração do Ano Novo são as simpatias que visam prosperidade para o novo ano. Ainda bem que aqui no Mercado do Rio Vermelho, nas seções de Empório, Bazar & Gourmet, Açougue, Peixaria & Produtos Típicos e Hortifruti você vai encontrar tudo o que precisa para cumprir com as 6 mais conhecidas tradições do Ano Novo. Confira abaixo quais são elas:

Pular sete ondas

A tradição de pular as ondas é uma herança dos africanos. A crença é de que o mar tem um poder espiritual e pode renovar nossas energias e, ao pular sete ondas, você ganhará forças para enfrentar as dificuldades do ano que está por vir mais facilmente.

7-ondas

Comer sementes de romã

Comer sete sementes de romã, que você encontra fácil na seção de Hortifruti do Mercado, e guardá-las na carteira até o próximo Ano Novo é a melhor tradição para quem visa dinheiro.

roma

Usar roupa branca

A tradição se tornou o hábito mais tradicional em todas as partes do país e foi trazida ao Brasil pelos escravos africanos durante a colonização. A busca pela luz, pureza, bondade e paz é representada ao passar a noite da virada de branco.

roupa-branca

Beber espumante e comer frutas secas ou cristalizadas

Tanto o espumante quanto as frutas secas ou cristalizadas, ambos disponíveis na seção de Empório, Bazar & Gourmet do Mercado, simbolizam felicidade e fartura para o ano que está começando. A bebida não pode ser aberta antes das 12 badaladas do relógio e as frutas também representam sorte para o novo ano.

anonovo

Evitar o consumo de aves

Também acredita-se que não se deve consumir aves na noite de Ano Novo, pois elas representam “atraso de vida” devido ao fato de elas ciscam para trás. O ideal é comer peixes e carne de porco, nas quais você encontra na seção de Açougue, Peixaria e Produtos Típicos do Mercado, pois trazem prosperidade por andarem sempre para frente.

Para muitos, o Réveillon é um momento de renovação, de planejar ou de colocar em prática planos antigos. E todos esses itens, que você encontra no Mercado, são parte de tradições e simbolismos que representam as manifestações culturais de uma sociedade.