Dicas para montar sua ceia de Natal

Os anfitriões de primeira viagem podem ficar desesperados com os preparativos para a ceia de Natal. Mas antes de “botar a mão na massa” na cozinha, é importante pensar antecipadamente na compra dos ingredientes e no cardápio, além de arrumar com calma uma decoração bonita para a casa e para a mesa. É por isso que é fundamental um planejamento cuidadoso.
Por sorte, aqui no Mercado do Rio Vermelho, nas seções de Hortifruti, Açougue, Peixaria & Produtos Típicos e Empório, Bazar & Gourmet, você encontra todos os itens necessários para deixar sua ceia de Natal inesquecível. Confira abaixo algumas dicas de como se preparar adequadamente para montar sua ceia.

Planejamento e pesquisa

Uma semana antes, comece a planejar o cardápio da ceia. A estrutura pode ser montada da seguinte forma: Aperitivos e entradas, seguidos dos pratos principais, sobremesas e frutas frescas. Depois de organizar o cardápio, faça a lista de compras de acordo a quantidade de comida que será servida e pesquise o local onde os ingredientes serão comprados. Assim, você otimiza seu tempo e evita gastos desnecessários.

pesquisa

Compras e decoração

Na semana da ceia, vá às compras usando como guia a lista preparada na semana anterior. Comece, também, a decorar a casa com enfeites, luzes, laços e arranjos natalinos de sua preferência, que você encontra na seção de Empório, Bazar & Gourmet do Mercado, para dar ao ambiente um clima de final de ano. Outro passo é separar as louças e talheres que serão usados na ceia.

untitled-1

Pré-preparo e ambientação

Um dia antes, arrume a mesa onde será servida a ceia. Com calma, você poderá ver o que fica e o que não fica bem na mesa, além de posicionar os itens decorativos mais harmoniosamente. Na cozinha, inicie o pré-preparo dos pratos do cardápio, como marinar as carnes, cozinhar e picar os legumes e lavar e cortar ou descascar as frutas, que estão disponíveis na seção de Hortifruti do Mercado, e fazer as sobremesas. O dia da ceia deve ser reservado apenas para finalizar o cardápio, dessa forma, lhe sobrará mais tempo para dar atenção aos convidados.

arrumandomesa

Finalização

No dia da ceia, finalize e aqueça os itens que devem ser consumidos pouco depois de prontos, como os molhos e o arroz. Calcule o tempo de preparo do tender e do peru, que você encontra na seção de Açougue, Peixaria & Produtos Típicos do Mercado, para saber o melhor momento de levá-los ao forno. As bebidas devem ser colocadas para gelar antes do anoitecer e os itens finais, como aperitivos, já devem estar prontos e bem organizados em sua cozinha.

Tudo o que você precisa para montar a sua ceia de Natal se encontra no Mercado do Rio Vermelho. E quando os preparativos estiverem prontos, é hora de aproveitar a ocasião especial com seus convidados, amigos e familiares. Se houver sobras, uma ótima opção é fazer um almoço natalino no dia seguinte.