Como escolher uma ave de estimação e seus cuidados

Quando o assunto se trata de ter pets morando em casa, é comum que algumas pessoas se mostrem resistentes à ideia. Os gastos com alimentação, manutenção, vacinas, sujeira e até o cheiro da residência são quesitos que normalmente mais as preocupam. Mas quando o cenário envolve uma ave de estimação, as objeções já não são tão mais rígidas, pois, ao contrário dos cães e gatos, a maioria dessas despesas não serão necessárias e as que são, se mantém por um custo bem mais baixo. Entretanto, algumas precauções devem ser tomadas antes de levar seu passarinho para casa, como tirar os documentos necessários, seguir a legislação sobre o porte de aves, além de escolher sabiamente qual espécie levar. Com isso, reunimos aqui algumas dicas de como escolher uma ave de estimação e seus cuidados, para que você conseguir seu bichinho da melhor forma possível. E para facilitar ainda mais esse processo, o Mercado do Rio Vermelho possui tudo o que você precisa, na seção de Artesanato e Petshop.

Documentos

De acordo com o Ibama, a origem do animal deve ser comprovada através de documentos que devem ser guardados pelo comprador, tais como o certificado de origem do Sisfauna (Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre), a marcação individual (microchip ou anilha) e a nota fiscal, que discrimina o animal com a marcação.

BLOG_MRV

Legislação

Algumas aves podem ser criadas sem a necessidade de registro nos órgãos ambientais, segundo a Superintendência do Ibama no Paraná. O canário-belga, o periquito australiano e a calopsita fazem parte dessa lista. Mas para aqueles que desejam ter um papagaio ou uma arara, por exemplo, terão que reunir documentos que comprovem que o animal foi criado em cativeiro e que mostre o registro dos criadores.

LAW

Escolha

Além de ser altamente recomendado pelo Ibama que o comprador escolha aves que foram criadas em cativeiro, por já estarem acostumadas com o convívio humano, a escolha da ave também precisa ser baseada em um objetivo. Para quem busca interação, os periquitos e as calopsitas são os mais indicados; Já para quem prefere uma ave que canta, um canário é a melhor opção.

aves

Necessidades

Ao chegar em casa, é preciso proporcionar um ambiente confortável e seguro para sua ave, e para isso algumas adaptações devem ser feitas na casa a fim de que suas necessidades básicas sejam atendidas. Se a ideia é deixá-los soltos, sem optar por cortar as asas, fechar quaisquer sacadas e áreas de serviço abertas e providenciar telas em todas as janelas é a medida mais indicada. A gaiola, que você encontra na seção de Artesanato & Petshop do Mercado, deve estar sempre limpa e forrada, seja com jornal ou papel higiênico, além de manter o animal sempre abrigado. Uma alimentação adequada é fundamental para que a ave se mantenha saudável e forte, principalmente nos dias frios. Brinquedinhos são uma ótima forma de entreter os pássaros, mas sua hora de repouso deve ser respeitada, sempre com luminosidade baixa.

avesssssssssss

Todos os itens citados no parágrafo anterior estão disponíveis na seção de Artesanato & Petshop do Mercado do Rio Vermelho. É importante lembrar também que qualquer comportamento incomum deve ser levado em conta. Se o animal parar de comer, dormir muito durante o dia e/ou ficar muito calado ele deve ser levado ao veterinário.