Prata de penne ao molho

Aprenda a combinar massas e molhos

Uma boa massa é sempre bem-vinda, e saber prepará-la com o acompanhamento certo faz toda a diferença. Basta dar uma olhada na variedade de formatos que existem. Na seção de Empório Bazar e Gourmet do Mercado do Rio Vermelho você encontra dezenas de opções de massas para preparar em casa, além de todos os ingredientes para fazer molhos deliciosos. Porém, antes de colocar em prática seus dotes culinários, que tal dar uma olhada no guia de combinações que preparamos? Com certeza o resultado será ainda melhor quando você usar o molho certo para cada massa!

Espaguete

Sem dúvida, o espaguete (do italiano spaghetti) é a massa mais popular de todas. Vai bem servido à bolonhesa, ao sugo, à carbonara e também ao molho Alfredo com frutos do mar.

Capellini

O macarrão capellini é mais conhecido pelo apelido “cabelo de anjo”. Assim como o espaguete, é uma massa longa, porém bem mais fina. Devido à sua espessura, requer molhos mais leves, como o bechamel e o sugo.

Fusilli

Essa é outra massa que também é muito mais conhecida pelo apelido: é o “macarrão parafuso”. Por seu formato espiralado, ele adere bem tanto aos molhos leves quanto aos mais encorpados, por isso vai bem ao bechamel, ao sugo ou à bolonhesa.

Fettuccine

Como seu próprio nome em italiano já indica, o fettuccine é uma massa achatada, em formato que lembra fitas. É bastante versátil, podendo ser servida com todos os tipos de molhos, embora sua combinação mais frequente seja com ragu de carne ou ragu de frango.

Penne

Essa massa curta e cilíndrica tem a aparência de pequenos tubos. Além de combinar muito bem com os molhos bechamel e sugo, pode ser preparada com legumes.

Bucatini

Massa longa assim como o espaguete, a bucatini se diferencia por ser cilíndrica e suas melhores versões são à puttanesca ou ao pesto.

Farfalle

Essa é mais uma massa que tem o nome esquecido pelas pessoas e substituído por um apelido. Por causa do seu formato inconfundível, a farfalle é popularmente chamada de “gravatinha”, “gravata-borboleta” ou simplesmente “borboleta” — que é o significado do seu nome italiano. De superfície mais macia, essa massa se adapta perfeitamente aos molhos leves feitos com vegetais.

Ravioli

Não poderíamos esquecer das massa recheadas, como é o caso do ravioli. Na escolha do molho para elas é importante levar em conta o tipo de recheio. Se forem recheados com carne vermelha, os raviolis vão bem com os molhos bechamel, sugo ou Alfredo. Para recheios de carnes brancas, nada melhor que um molho quatro queijos.

Capeletti

Também do grupo das massas recheadas, é a estrela do prato capeletti in brodo, uma espécie de sopa. Entretanto, à bolonhesa ou ao molho bechamel essa massa também faz sucesso!

E então, as dicas se parecerem com o que você já costumava fazer ou após conhecê-las deu vontade experimentar alguma dessas novas possibilidades? Os ingredientes você sabe bem onde encontrar: aqui no Mercado, é claro!