Veja alguns alimentos proibidos para o seu gato

Nem todos os alimentos comuns para nós, humanos, fazem bem aos pets. Os motivos variam, alguns alimentos podem causar desconfortos passageiros enquanto outros são capazes de provocar sérios problemas de saúde em nossos bichinhos. É por isso que o conhecimento dessas restrições é tão importante! Já falamos aqui no blog sobre frutas permitidas e proibidas para cães, e dessa vez vamos apontar algumas coisas que não devem ser oferecidas aos gatos.

Leite

Sim, leite! Os gatos filhotes, até os 45 dias de vida, toleram bem o leite de vaca. Entretanto, ao ultrapassar esse período, a enzima que digere a lactose (um carboidrato próprio do leite) torna-se inativa, causando desconforto no seu pet, além de diarréia e vômito. Inclusive, por ser rico em cálcio, o leite também pode causar a formação de cálculos renais.

Ossos

Ao roer ossos, os gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrointestinal, inclusive perfurações. Por isso, não dê ossos para seu felino, até porque o alimento contém quantidades significativas de sais minerais e, para os gatos, que bebem pouca água, isso pode resultar em problemas urinários.

Ração de cachorro

Os gatos podem se interessar pela ração de cachorro, entretanto é preciso atenção e cuidado, visto que as necessidades desses animais é completamente diferente. Os gatos precisam de mais proteína e, ao contrário dos cães, não conseguem decompor vários alimentos em aminoácidos e vitaminas. Apesar da ração de cachorro não ser tóxica para os gatos, se forem alimentados por muito tempo com elas, os felinos desenvolvem deficiências nutricionais, o que pode acarretar em morte.

Frutos

Mantenha os gatos longe das uvas, que podem causar lesão renal aguda neles, e do abacate, que contém uma toxina chamada persin, que é inofensiva aos humanos, mas afeta negativamente o sistema digestivo e o músculo cardíaco dos gatos. Já as azeitonas, quando temperadas, têm sódio, que é perigoso para os animais hipertensos e portadores de doença renal crônica.

Pão

Você sabia que os gatos não necessitam de carboidratos em sua dieta? Isso acontece porque os gatos realizam um processo chamado “neoglicogênese” e, dessa forma, eles obtêm energía transformando moléculas de proteínas em aminoácidos. Portanto, dar comidas ricas em carboidratos para o seu pet, como pães e outras massas, pode contribuir para a obesidade.

Alho e cebola

Jamais dê alho nem cebola para o seu gato! Ambos são altamente tóxicos e contêm substâncias que podem destruir os glóbulos vermelhos e causar anemia. O alho ainda apresenta maior concentração de toxinas que a cebola.

Chocolate

Os chocolates podem gerar graves intoxicações nos felinos, podendo inclusive causar a morte deles, por conta de uma substância denominada de teobromina. Outros doces também não são indicados por causarem diabetes ou obesidade, além de serem prejudiciais aos dentes.